983706779

terça-feira, 22 de setembro de 2015

'Friends' estreava há 21 anos; veja curiosidades


Relembre as curiosidades da série que se destacou na história da TV mundial

Há 21 anos e aos prantos, Rachel corria até sua amiga de adolescência Mônica procurando o carinho e compreensão dignos de alguém que acabara de ver seu casamento simplesmente não se realizar. Pronto! Ali estava o início de uma série com recordes de audiência, arrecadação e que entrou para a história arrancando risos dos telespectadores. Afinal de contas, atire a primeira pedra aquele que não riu de uma mesma piada de Friends mais de uma vez (e não se cansa de rir disso).


Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, MattLeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer deram vida aos emblemáticos amigos do Central Perk criados pela dupla de roteiristas David Crane e Marta Kauffman. Além de trabalhar juntos, o sexteto desenvolveu grande amizade que dura até hoje.

Para comemorar o aniversário do primeiro episódio, que estreou na TV americana em 22 de setembro de 1994, PopQUEM conta para você curiosidades sobre a série.


Antes do primeiro episódio...

Por pouco, mas por muito pouco, Friends poderia ter um título diferente. Ainda na época do episódio piloto, a série chegou a ser chamada de Friends Like Us, mas outras possibilidades também chegaram a ser cogitadas, como Six of One, Across the Hall, Once Upon a Time in the West Village e Insomnia Cafe. Já pensou como seria?!

Já imaginou como seria com esses títulos?! (Foto: Arte Eduardo Garcia)

Os nomes dos seis personagens principais foram criados para homenagear uma novela, a All My Children: Ross, de Ross Chandler; Joey, de Joe Martin; Chandler, da família Chandler; Monica, de Monique/Daisy Cortlandt; Rachel Green, de Janet Green; e Phoebe, de Phoebe Tyler Wallingford.

Uma das sensações mais gostosas do seriado é ver a cena em que todos aparecem em uma fonte, já na abertura - o que indicada que muitas risadas estarão por vir. A emblemática cena, dos seis amigos dançando, foi gravada às 4 horas da madrugada, nos estúdios da Warner. Alguns deles passaram frio, mesmo com a água aquecida.

Rolou troca-troca de atrizes. No episódio piloto, Jennifer interpretava Mônica, já Courteney vivia a Rachel. Os diretores pediram e as duas trocaram os papéis. Já pensou como seria se fosse diferente?

Como imaginar Chandler sem vir a cabeça Matthew Perry? Só que nomes como Jon Cryer e Jon Favreau foram cotados para o papel, mas ambos recusaram. Cryer, na verdade, fez sucesso em outra série famosa, a Two and a Half Men ao lado deCharlie Sheen. Charlie até fez uma aparição na segunda temporada, mas o colega de elenco nunca esteve em Friends.

Jon Cryer e Jon Favreau (Foto: Getty Images)

Phoebe foi feita exclusivamente para Lisa Kudrow. Os autores a idealizaram como a personagem durante o processo de construção do roteiro.

Cenário

O sofá laranja que fica no Central Perk (sonho de consumo de muita gente!) foi encontrado no porão dos estúdios da Warner Bros. Quem diria!? O café que sempre reunia a turma foi inspirado em outro de verdade: o Manhattan Cafe, que fica em East Village, Nova York.

Sofá do Central Perk (Foto: Reprodução)


Jennifer Aniston também contribuiu para a equipe conseguir alguns elementos de cena. A estátua em que Joey aparece em cima no episódio em que fica rico e compra um apartamento novo era um objeto emprestado pela atriz, que o tinha ganhado de uma amiga como símbolo de boa sorte. Parece que deu certo!

Famosa cena de 'Friends' (Foto: Reprodução)

Todo mundo que assistia ao sitcom não se recusaria a provar uma das delícias feitas por Monica. Pois bem! Saiba que a geladeira do apartamento dela funcionava normalmente e até tinha bebidas para elenco e produção. Já na do imóvel em frente, o do Chandler, permanecia ligada, mas só era recheada de coisas quando era necessário para alguma gravação.

Mais curiosidades...

Sabe qual o nome completo dos personagens? Pois bem! Rachel Karen Green, Joseph Francis Tribbiani, Monica Elizabeth Geller, Chandler Muriel Bing e Ross Estácio Geller. Já Phoebe Buffay nunca teve o nome do meio revelado. Além disso, a mãe dela se suícidou - história demasiamente contada pela loira.

Entrar mudo e sair calado. Esse era o destino de Gunther, o barista do Central Perk que, além de ser um eterno apaixonado por Rachel, não teria uma fala se quer no roteiro original. Como todo mundo sabe, isso mudou. James Michael Tylerconquistou o papel porque sabia operar a máquina de café expresso.

A primeira ex-mulher de Ross, Carol Willick, foi interpretada por duas atrizes! Inicialmente, ela foi vivida por Anita Barone no episódio de estreia. Mas depois a atriz preferiu deixar o projeto em busca de um papel menos esporádico e foi substituída por Jane Sibbett. Integrante do elenco de várias séries, atualmente Anitta faz parte do elenco de No Ritmo, da Disney, vivendo Georgia Jones.

Todo ano tinha o famoso episódio de Ação de Graças - data comemorativa importante nos Estados Unidos e com direito aos quitutes de Mônica. Ponto marcante da produção, o feriado não teve um episódio especial apenas na segunda temporada.

Deidre Hall e Wayne Northrop em 'Days of Our Lives' (Foto: Reprodução)

Joey bem que tentou emplacar como ator em diversos projetos fictícios. Um deles, no entanto, era real: a novela Day of Our Lives (1965). Exibida pela NBC na vida real, o pai de Jennifer, John Aniston, dava vida ao personagem Victor Kiriakis entre 1986 e até este ano.

Ursula Buffay, a irmã gêmea de Phoebe, foi uma personagem importada de outra série, a Mad About You (1992-1999). Para simbolizar isso, já na primeira temporadaHelen Hunt e Leila Kenzle (Jaime e Fran em Mad About You) fazem uma ponta e confundem as irmãs.

A irritante e engraçada voz de Janice pairou por TODAS as temporadas. Na sexta, ela também aparece: em uma fita que Chandler dá a Monica de Dia dos Namorados.

Jude Gable fez duas personagens diferentes em Friends. Antes de interpretar a empresária de Joey, Stelle, a atriz foi a enfermeira que cuidou da mulher solteira que o personagem de Matt LeBlanc conheceu no hospital quando Ben nasceu.

Famosos de grande calibre não faltaram nos episódios. Bruce Willis, Sean Penn,Tom Selleck, Julia Roberts, Jean-Claude Van Damme, Brooke Shields, Noah Wyle, Chris Isaak, Alec Baldwin, Helen Hunt, George Clooney, Reese Witherspoon, Christina Applegate, Hugh Laurie, Danny DeVito, Greg Kinnear,Aisha Tyler e Brad Pitt foram alguns que fizeram participações especiais.

Reese Witherspoon, Bruce Willis e Christina Applegate, Brad Pitt, Julia Roberts e Sean Penn (Foto: Reprodução)

Reese Whiterspoon bem que poderia ser a única irmã de Rachel, Jill Green, que apareceu na sexta temporada. A participação deu tão certo, que ela apareceria na nona. Por outro lado, ela não pôde gravar e foi, então, que Christina Applegate foi chamada às pressas e uma nova personagem inserida na trama: Amy Green, a outra irmã de Rachel.

Em recente entrevista, Matthew Perry e Lisa Kudrow afirmaram que sentem saudades da época de Friends e admitiram que foram precipitados em encerrar a série na décima temporada. "Eventualmente o programa iria acabar porque ficaria sem graça, mas tínhamos outros sonhos que acabaram não dando tão certo. Se fosse hoje, jamais teríamos optado por encerrar o programa naquela reunião fatídica. A gente se divertia tanto, era tão legal. Eu olho pra trás e sinto tantas saudades", disse ela, que também admitiu que não consegue assistir mais aos episódios do programa. "Eu me achava ruim, exagerada. Eu era a única ruim de todos eles. Os atores eram tão bons, nossa", finaliza.

O elenco ainda mantém contato até hoje: Jennifer Aniston é madrinha da filha de Courteney Cox. Eventualmente eles também se reunem em Nova York quando conseguem conciliar agendas.
'Friends' (Foto: Reprodução)

Números

No primeiro episódio, Jennifer Aniston tinha 25 anos, Courteney Cox, 30, Lisa Kudrow, 31, a mais velha, David Schwimmer, 27, Matthew Perry, 25, e Matt LeBlanc, 27.

Na primeira temporada do programa, cada protagonista ganhava "humildes" US$22.500 por episódio. Mal sabiam eles ainda que os salários engordariam para US$ 1 milhão por episódio.

A nona e a primeira temporada são as mais mal avaliadas pelos fãs e críticos, com uma nota média de 8,1 e 8,2 respectivamente no site da TV.com. A sexta temporada é considerada a mais engraçada, com uma média de 9,4.

O último episódio, The Last One, foi gravado com a presença apenas de 250 familiares e amigos do elenco e produção. Eles precisaram assinar um contrato de sigilo sobre o conteúdo do capítulo até o dia de encerramento.


Todo mundo sabe que Friends bombou de audiência, mas outras séries tiveram mais público assistindo ao seu último capítulo. Apesar dos 52,4 milhões de espectadores nos Estados Unidos, Seinfeld, Cheers e M*A*S*H tiveram desempenhos melhores. O seriado conquistou a média de quase 20 milhões de espectadores por semana, sendo um dos mais vistos na época.

Jennifer Aniston e Lisa Kudrow conquistaram seus prêmios Emmy pelas personagens que interpretavam. Por outro lado, Courteney Cox foi a única dos 6 protagonistas a nunca ser indicada a um prêmio Emmy sequer por seu trabalho na série. Matt LeBlanc voltaria a viver Joey em um seriado tendo apenas o personagem como protagonista.


Sucesso no Brasil


Apesar de Warner sempre ter produzido Friends, o sitcom começou a ser exibido pela Sony no Brasil. A mudança só aconteceu muitos anos depois da estreia, em 2002. Tudo isso aconteceu porque a Warner, antes um canal destinado ao público infantil, passou a ser reformulado a partir de 1998 e abriu as portas para atrações adultas.

Os cinco episódios mais vistos pelos brasileiros no último semestre foram, nesta ordem: The One with the Boob Job (9ª temporada), The One with the Stripper (8ª temporada), The One with Rachel’s Book (7ª temporada), The One Where Chandler Can’t Cry (6ª temporada), The One with the Stain (8ª temporada).

Vendas! Foram adquiridos mais de um milhão de unidades da série, levando em conta que já foi lançada em diversos formatos (digital e físico) nesses quase 20 anos.



Postar um comentário
UA-15674926-13