983706779

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cientistas do MIT desenvolvem tecnologia que permite "ver" atrás de paredes

Jon Gold, IDG News Service

Tecnologia RF Capture usa frequências de rádio para ver pessoas do outro lado da parede. Solução poderia ser aplicada no cinema e computação gráfica.

Pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT estão trabalhando em uma tecnologia chamada RF Capture, que usa frequências de rádio para ver pessoas do outro lado da parede. 

A equipe por trás da RF Capture tem trabalhado em uma tecnologia semelhante desde 2013. Eles a usaram para rastrear movimentos sutis de corpos humanos atrás das paredes, como respiração, mas o novo sistema já é capaz de ver detalhes ainda mais refinados. 

De fato, a RF Capture é tão precisa que consegue identificar indivíduos dentro de certos limites, rastrear pequenos gestos manuais e mesmo ver silhuetas de pessoas do outro lado da parede. 

O estudante de PhD Fadel Adib é o principal autor do estudo que descreve a tecnologia que será apresentada na conferência de computação SIGGRAPH Asia no próximo mês. Ele indicou que a tecnologia poderia ser aplicada na indústria cinematográfica e video games. 

“Hoje em dia atores precisam usar marcadores em seus corpos e se movimentarem em uma sala específica cheia de câmeras”, disse a MIT por meio de anúncio. 

“A RF Capture permitiria a captura de movimentos sem os sensores e poderia rastrear movimentos mesmo atrás de móveis e paredes”, completou. 

Fora isso, a equipe já começou a trabalhar em um produto que usa a RF Capture para ajudar a prever e prevenir quedas para pessoas idosas. Chamado de Emerald, o sistema é desenhado para identificar padrões de movimentos como queda e analisar seu gatilho para descobrir se há ou não risco de uma queda iminente.

Postar um comentário
UA-15674926-13